Forasteiro®: conheça o herbicida para pastagem com combinação tripla
O controle de plantas daninhas em pastagens não pode ser negligenciado e, atualmente, o mercado para esse setor vem aprimorando as tecnologias para evitar danos na produtividade do capim e consequentemente na produção de carne.
Com o intuito de trazer mais praticidade ao produtor, a ADAMA desenvolveu Forasteiro®, um herbicida inovador capaz de controlar as principais plantas daninhas que competem com as pastagens.
Forasteiro® é o produto mais completo do mercado, pois traz em sua formulação uma combinação tripla de ativos que proporciona um amplo espectro de ação sobre as plantas infestantes em pastagens.
Forasteiro® é um herbicida seletivo de ação sistêmica composto por Picloram, Fluroxypyr e 2,4-D.
É uma solução inovadora, exclusiva no mercado de defensivos agrícolas e recomendada para controle de plantas herbáceas e semi-lenhosas.
Além de entregar amplo espectro de controle e seletividade ao capim, Forasteiro é sinônimo de operação simplificada pois elimina a necessidade de mistura em tanque.
Quais plantas daninhas Forasteiro® controla?
Forasteiro® tem registro para o controle de 6 diferentes plantas daninhas que ocorrem nas diversas áreas de pastagens do Brasil.
- Leiteiro – Peschiera fuchsiaefolia
Planta daninha altamente rústica, podendo causar infestações que provocam danos bastante expressivos nas pastagens.
- Guanxuma – Sida rhombifolia
É uma planta infestante bastante comum nas pastagens e tem como característica a pontualidade na abertura e fechamento das flores e raízes profundas.
- Fedegoso – Senna obtusifolia
É uma planta conhecida pelo seu difícil controle, por ser resistente a diversos herbicidas disponíveis no mercado.
- Erva-quente – Spermacoce latifolia
Planta herbácea que se adapta a solos pobres e ácidos, competindo com as pastagens durante o ano todo.
- Assa-peixe – Vernonia polyanthes e Vernonia westiniana
Essas são as plantas daninhas mais temidas pelos pecuaristas e devem ser controladas para não tomarem conta do pasto. Se desenvolvem muito rápido e são arbustivas.
Cuidados na aplicação de herbicida em pastagem
Para que o produto atinja sua melhor eficácia, é muito importante que sejam seguidas as orientações recomendadas, respeitando as doses para cada espécie a ser controlada.
A aplicação pode ser feita de maneira terrestre ou aérea. Em cada uma dessas aplicações, existem recomendações específicas que devem ser seguidas para que o herbicida atinja os alvos.
Deve ser realizada na pós-emergência das plantas daninhas, quando estiverem em crescimento ativo e bem enfolhadas. Porém, é importante ressaltar que, quando as daninhas estiverem adultas e lenhosas, as doses devem ser reavaliadas pelo técnico ou engenheiro agrônomo responsável pela receita agronômica.
O pecuarista precisa ainda ficar atento às condições climáticas ideais para alcançar o rendimento máximo, evitando a deriva e o deslocamento do herbicida para cultivos vizinhos e/ou culturas sensíveis. Forasteiro® deve ser aplicado com temperatura menor de 30°C, umidade relativa do ar maior que 55%, vento com velocidade entre 3 km/h e 10 km/h.
Quer saber mais sobre Forasteiro® e todo o portfólio da ADAMA para pastagem? Acesse nosso site!