Outono: ações preventivas e corretivas para o controle de pragas urbanas.

O outono é uma estação de transição em que as temperaturas lentamente começam a declinar, dando a falsa sensação de que o controle de pragas não é mais uma prioridade. Engano! Mesmo que algumas pragas tenham sua atividade reduzida ao longo das estações mais frias do ano, não faltam boas razões e exemplos para mantermos o foco tanto em ações preventivas quanto corretivas.

Mosquitos

Com o fim da temporada das águas em boa parte do Brasil, devemos ficar alerta para o aumento da proliferação de mosquitos, principalmente o Aedes aegypt, transmissor do vírus da dengue, que vai encontrar nos locais com acúmulo de água parada uma condição ideal para depositar seus ovos. As chuvas se foram, mas o que não falta são focos à disposição do mosquito. Assim, além de reforçar as campanhas de conscientização da população para eliminar os focos de proliferação, devemos atuar ativamente no controle tanto de adultos quanto das formais larvais, utilizando produtos apropriados para essa finalidade.

Baratas

As baratas de esgoto (Periplaneta americana) de fato acabam “sumindo” nos meses mais frios, mas isso tem uma explicação. Com a diminuição das chuvas, as galerias de águas e esgoto não ficam tão cheias e o habitat se torna menos inóspito para essa espécie, uma vez que não precisam mais fugir das frequentes inundações invadindo os nossos lares, comércio e demais instalações por meio de ralos e caixas de inspeção, por exemplo. Já as temidas baratas francesinhas (Blattella germanica), muito comuns em ambientes internos e com oferta de alimento abundante (indústrias, comércios, restaurantes etc.), praticamente não dão trégua em nenhum período do ano, uma vez que, ao se instalarem em ambientes internos, vão encontrar tudo o que precisam para uma rápida proliferação: abrigo, alimento, água e temperatura adequados à manutenção do seu ciclo reprodutivo regular. É por este motivo que, independentemente da época do ano, a atuação de um profissional especializado no manejo integrado de pragas é essencial para a manutenção do controle populacional.

Pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas que incomodam bastante tanto cães quanto seus tutores, principalmente nas épocas mais quentes do ano. Nos meses mais frios do ano, seus ciclos reprodutivos podem se tonar mais longos, dando a falsa impressão de terem sido definitivamente controlados. É neste momento em que as medidas preventivas são negligenciadas, abrindo espaço para o recrudescimento das infestações. Por isso, além de manter os pets devidamente tratados com antiparasitários específicos durante o ano todo, é essencial aproveitar essa época do ano para manter o ambiente frequentado pelos animais em boas condições de limpeza e conservação. Consertar as falhas de rejunte em pisos e assoalhos, eliminar frestas e pequenas fissuras em paredes e demais estruturas, inspecionar bem as instalações em busca de ovos e outras formas imaturas, além de utilizar o aspirador de pó regularmente, ajuda muito no controle de novas infestações. O tratamento químico do ambiente com produtos específicos para essa finalidade pode ser considerado, porém, deve ser realizado com cautela e, preferencialmente, sob supervisão de um profissional especializado no manejo integrado de pragas, pois não apenas a segurança das pessoas pode estar em risco, mas também a de seus queridos pets.

Roedores

Diferentemente dos insetos, os roedores não sofrem influência do clima e reproduzem-se durante o ano todo. No verão, são observados com maior frequência em decorrência das inundações ocorridas em seu habitat, as galerias de águas e esgoto e os córregos; em busca de um abrigo mais seguro e de alimento, muitas vezes, acabam invadindo o espaço ocupado pelo homem provocando grande prejuízos econômicos e colocando em risco à saúde da população. Os meses mais frios e secos são uma excelente oportunidade para a adoção de medidas educativas e corretivas, como, por exemplo, a adequação das instalações para reduzir as chances de acesso dos roedores às áreas internas, a adoção de medidas para reduzir a oferta de alimento e a melhoria das condições sanitárias do local. E claro, sempre que necessário, solicitar a orientação de um profissional especializado no manejo integrado de pragas.

Soluções ADAMA para o controle de pragas urbanas

Seja qual for a praga e a época do ano, a ADAMA disponibiliza um portfólio completo para a prevenção e tratamento das principais infestações. Tendo a inovação como alvo, as soluções da ADAMA para o controle de pragas urbanas garantem resultados eficazes e seguros.

Para mais informações sobre as pragas e nossas soluções, acesse o site da ADAMA, baixe o App ADAMA Pragas Urbanas ou siga a gente nas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Ao clicar "receber conteúdo", você concorda em receber informações sobre produtos e serviços ADAMA Brasil S/A. Você pode descadastrar-se a qualquer momento. Por Favor, leia nossa Política de Privacidade


Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.