controle de formigas

Confira aqui como realizar o controle de formigas!

Existem cerca de 18 mil espécies de formigas no mundo, cada uma delas com um papel ecológico fundamental para manter o equilíbrio dos nossos ecossistemas, dispersando sementes e renovando a matéria orgânica do solo. Entretanto, em contato direto com o Homem, algumas espécies trazem incômodo e têm potencial de causar danos inclusive à saúde pública. Para esses casos, a solução é fazer o efetivo controle de formigas.

Porém, em algumas situações, não é possível fazer uso de inseticidas tradicionais, cuja aplicação é por meio da pulverização do produto. Hospitais, hotéis e restaurantes são exemplos de locais que exigem estratégias mais elaboradas para controlar as pragas urbanas.

Porém, como fazer o controle de formiga nesses ambientes, sem que haja prejuízo para o estabelecimento nem para as pessoas que circulam por ali? Falaremos a respeito disso neste artigo. Boa leitura!

Como as formigas podem ser um problema em alguns estabelecimentos?

De todas as espécies de formigas descritas até hoje, cerca de 20 têm contato direto conosco, causando simples incômodo de picadas até prejuízos significativos em lavouras, no caso das formigas-cortadeiras. Contudo, pensando em ambientes internos, as formiguinhas-doceiras são o maior problema.

Esses insetos preferem alimentos ricos em gorduras e açúcares, daí a sua intensa atividade nas residências e em estabelecimentos como os que citamos a seguir. Veja só.

Hospitais

As formigas-doceiras causam grande preocupação em ambientes hospitalares. Isso acontece porque esses insetos estão associados à possibilidade de carregar bactérias que podem contribuir com os casos de infecção hospitalar, configurando risco à saúde pública.

Além de aparecerem em locais em que as pessoas manipulam alimentos, algumas espécies de formigas infestam aparelhos eletrônicos. Então, o controle eficaz é muito importante nesse contexto.

Restaurantes

Pelos mesmos motivos, as formigas que aparecem em restaurantes também são um problema para esses estabelecimentos. Além de serem vetores mecânicos de bactérias que podem causar danos à saúde das pessoas e provocam prejuízos econômicos, já que inutilizam alimentos e ingredientes.

Também não se pode desconsiderar a mancha na reputação que uma infestação de formigas pode ocasionar a um restaurante.

Hotéis

Assim como os restaurantes, hotéis que estejam infestados de formigas-doceiras também podem ter sua imagem maculada diante do público. Apesar de não haver nenhuma relação, as pessoas quase sempre associam a ocorrência dessas formiguinhas à falta de higiene e limpeza do staff do hotel.

Quais são os desafios do controle de formigas nesses locais?

A tarefa de controlar pragas urbanas é desafiadora, primeiro, por causa da quantidade de indivíduos a serem aniquilados. Depois, porque, além de numerosos, os artrópodes são bastante resistentes.

Contudo, quando o assunto é controlar formiga em estabelecimentos como hospitais, hotéis e restaurantes, um dos grandes desafios é o fato de que tais áreas não permitem o uso de inseticidas tradicionais. Não se pode utilizar uma bomba de pulverização e entrar em uma maternidade, por exemplo, é um ponto de risco.

Então, a maior dificuldade para fazer o controle das formigas-doceiras intradomiciliares é justamente ter restrições no uso de grande parte das substâncias que você usaria para controlar baratas, escorpiões e até formigas em áreas externas.

Como realizar o controle de formigas?

Para combater um inimigo, é preciso conhecê-lo. Assim, é fundamental ter em mente que as formigas-doceiras entram nas casas e nos estabelecimentos para se alimentarem.

Então, dentro do ambiente, as formigas vão criar uma colônia, um formigueiro, e de lá elas vão se deslocar até o ponto no qual a comida está disponível para levar de volta ao formigueiro.

Vale lembrar também que a formiga é um inseto social que se divide em castas, e a que vai até o alimento é a operária, que tem a função de manter o formigueiro alimentado. No interior do ninho, encontram-se as rainhas, os machos, as larvas e os ovos dos insetos.

Nesse contexto, um bom produto que controla formigas é aquele capaz de atrair a atenção dos insetos e infectá-los, porém, sem matá-los imediatamente. Isso porque o objetivo é fazer com que a formiga volte para o formigueiro viva e contaminada — dessa forma, ela leva a contaminação para o formigueiro, e a colônia é eliminada.

Como o Victor Gel® FORMIGAS pode ajudar nessa questão?

Como dissemos, um bom produto de controle de formigas é aquele que é mais atrativo que a fonte de alimento disponível, mas que a mantenha viva até retornar ao formigueiro, contaminando o resto da colônia. Os inseticidas mais deficientes são os que as formigas morrem presas ao veneno, pois as rainhas, as larvas e as demais operárias continuam intactas no interior do formigueiro.

O Victor Gel® FORMIGAS é a solução da ADAMA para o controle efetivo das formigas, pois contorna todos os desafios que citamos aqui, além de conferir vantagens na aplicação. O grande diferencial do produto é o exclusivo efeito Delaying ACTION®, que não mata imediatamente a formiga que o consumiu, dando tempo para que a operária retorne ao formigueiro contaminada com a substância ativa.

A fórmula ativa do Victor Gel® FORMIGAS tem textura em gel e é associada a uma matriz alimentar para manter a atividade dos insetos. O gel da ADAMA é extremamente atrativo e palatável (com atratividade superior à do mel), sendo altamente eficaz no controle das formigas que se alimentam de açúcares e proteínas.

Além disso, o Victor Gel® FORMIGAS é transparente, característica interessante do ponto de vista dos estabelecimentos públicos, já que o inseticida deve ser aplicado nos locais onde as formigas estão passando, e esses locais muitas vezes são visíveis.

Pelo fato de ser um gel, é possível fazer uma aplicação localizada, dirigida e limpa — o que é fundamental nos contextos de hospitais, restaurantes e hotéis —, excluindo o risco de contaminação para as pessoas.

Como você pôde notar, o Victor Gel® FORMIGAS é a solução ideal para quem precisa de eficiência, segurança e discrição no controle de formigas. Após a sua aplicação, em alguns dias é possível ter o controle total da situação.

Ficou interessado em conhecer melhor a solução da ADAMA? Então, acesse o nosso site e confira mais detalhes sobre o Victor Gel® FORMIGAS!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.