Formulação líquida, maior tempo de prateleira e três agentes de amplo espectro: conheça Protege®
Biossoluções para o controle de pragas e doenças são uma realidade no campo e tudo indica que esse cenário ainda tem muito a crescer. O número de biodefensivos aprovados pelos órgãos responsáveis cresceu aproximadamente 70% em 2022 com relação à 2021.
Essa evolução significa em maior oferta de produtos para o agricultor. No entanto alguns cuidados importantes devem ser levados em consideração na escolha do produto a ser utilizado. A qualidade da formulação é fator crítico de sucesso!
A ADAMA tem em seu portfólio a biossolução Protege®, com uma tecnologia de ponta em um microbiológico, entregando maior tempo de prateleira e amplo espectro de controle, pois conta com três agentes em uma só formulação.
Diferencial das biossoluções
Existem diferentes tipos de biossoluções, dentre eles os microbiológicos. Estes produtos são compostos por bactérias, fungos e vírus que têm a capacidade de proteger a planta contra o ataque de organismos maléficos à lavoura, como nematoides, fungos, insetos e ácaros.
Nos últimos anos, houve um aumento exponencial no registro de biodefensivos. As formulações desses produtos permitem que sejam aplicados no campo como os defensivos químicos – de forma aérea, via sulco, tratamento de sementes ou foliar. São produtos sustentáveis e que complementam o manejo com os químicos.
Entre os diferenciais das biossoluções no campo estão:
- Maior eficácia;
- Qualidade de formulação;
- Compatibilidade com outros defensivos;
- Retorno sobre o investimento e
- Flexibilidade de uso.
Tecnologia de formulação ADAMA
A ADAMA está sempre escutando a demanda dos produtores e investe fortemente em pesquisa de novos ativos biológicos. Em 2022, lançou Protege®, um fungicida e nematicida microbiológico, recomendado para diversas culturas e modalidades de uso.
Protege® conta com a ação de três diferentes espécies de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens) que conferem controle de nematoides e patógenos de solo.
Protege®
Protege® combina, em um só produto, múltiplas ações:
- Ação protetora: formação de um biofilme protetor junto a raiz criando uma barreira contra o ataque dos nematoides;
- Ação fungicida: efeito antibiose sobre fungos de solo, limitando o desenvolvimento destes patógenos;
- Ação nematicida rápida: metabólitos excretados com função direta sobre ovos de nematoides.
Por estarem na forma de resistência, as bactérias na formulação do Protege® sobrevivem em condições adversas e resistem a agentes físicos e químicos – característica importante para garantia de vida útil do produto bem como compatibilidade com produtos químicos.
Além disso, Protege® tem uma rápida dispersão, completa suspensibilidade, não produz espuma e não causa entupimentos dos bicos de pulverização.
Quer saber mais sobre Protege® e nosso portfólio de biossoluções? Acesse nosso site.