plethora

Como Plethora auxilia produtores em lavouras de algodão e café?

O Brasil é o maior produtor mundial de café, responsável por um terço do total produzido no mundo. Quanto ao algodão, está entre os cinco maiores produtores, mas é o primeiro em produtividade em sequeiro. Esse sucesso se deve muito às técnicas de plantio adotadas e ao cuidado com a lavoura, proporcionado por produtos como Plethora.

Os inseticidas são fundamentais para fazer o manejo de pragas nas lavouras de café e algodão. Afinal, insetos como a lagarta-da-maçã (Heliothis virescens) na cultura do algodão, o bicho mineiro (Leucoptera coffeella) e a broca (Hypothenemus hampei) na cultura do café trazem prejuízos significativos para o agricultor. Sendo assim, ele precisa de formulações eficientes e inovadores em diferentes cenários.

Plethora tem o diferencial necessário para defender esses dois cultivos, inclusive contra pragas de difícil controle. Para que você conheça um pouco mais sobre ele, conversamos com o Gerente de Produtos da ADAMA, Fabrício Pacheco, que explica como Plethora auxilia os produtores de algodão e café. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Plethora?

Plethora é um inseticida multiculturas inovador e diferenciado, uma vez que foi desenvolvido para o combate ao complexo de lagartas, como a falsa-medideira (Chrysodexis includens), a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e a helicoverpa (Helicoverpa armigera). Além disso, a solução é inovadora também por combater a broca-do-café e o bicho mineiro de forma simultânea. Ele age por contato e ingestão, proporcionando dois modos diferentes de ação: choque e residual. Além disso, sua combinação de ingredientes ativos é inédita no mercado. Plethora é registrado para diversas pragas em diferentes culturas, inclusive algodão e café.

Pacheco explica que Plethora “é uma combinação inédita de ingredientes ativos que proporciona um forte choque, longo residual e controle efetivo nas principais espécies de lagartas do algodão e nas duas principais pragas do café (broca e bicho mineiro), demonstrando, assim, seu amplo espectro de controle”.

Essa solução entrega tecnologia para o campo por meio de uma formulação exclusiva da ADAMA. Tem uma excelente funcionalidade porque seus ativos são de grupos químicos diferentes, agindo tanto no sistema nervoso quanto no crescimento e desenvolvimento dos insetos. Sendo assim, é uma ferramenta que favorece o manejo da resistência e facilita o trabalho do produtor.

Qual é a sua importância para a produção de café e algodão?

Diferentes tipos de pragas podem ser percebidos em lavouras de algodão e café. No entanto, da mesma forma como acontece com outros cultivos, existem alguns que merecem destaque em função da sua recorrência ou pelos danos e perdas que provocam.

Para os produtores de algodão, uma das maiores preocupações é a lagarta-da-maçã. O inseto adulto pode pôr até 400 ovos, que eclodem e dão origem a lagartas. Estas se alimentam de diferentes partes da planta, como os botões florais e as maçãs do algodoeiro. Por esse motivo, causam uma drástica redução da produtividade.

Nas lavouras de café, temos dois grandes desafios para o cafeicultor. Um deles é o bicho mineiro, principal praga da cultura, que causa grande desfolha quando mal manejada e que pode reduzir a produção em mais de 50%. Outro grande desafio é a broca-do-café. Esse pequeno besouro se alimenta dos grãos do cafeeiro, reduzindo seu peso ou provocando a sua destruição completa. Com isso, minimiza a produtividade e a qualidade das sementes do café, fazendo com que o produtor perca rentabilidade.

Essas três pragas podem ser controladas com Plethora. O produto atua rapidamente, paralisando em pouco tempo a ação e alimentação dos insetos. Por ter um longo efeito residual, mantém a proteção do cultivo de uma forma eficiente e por mais tempo.

Um fato importante é que o ataque de insetos pode ocasionar problemas secundários nas plantas. No caso da broca-do-café, a semente pode apodrecer ou ser contaminada por micro-organismos que desencadeiam doenças e levam a prejuízos ainda maiores.

Sendo assim, Plethora ajuda a controlar as pragas que trazem danos para o algodão e o café e, de maneira indireta, evita as complicações que esses ataques podem provocar. Desse modo, aumenta a qualidade dos cultivos e reduz as perdas na lavoura.

Quais os benefícios de Plethora?

Se existem diversas opções de inseticida no mercado, por que escolher Plethora? Sobre isso, Pacheco explica que o produto tem uma performance muito acima da média e uma relação entre custo e benefício interessante. Além disso, ele realiza o controle de espécies mais desafiadoras, como a Spodoptera spp.

A seguir, falamos um pouco mais sobre os benefícios desse inseticida da ADAMA para que você entenda por que ele é a melhor opção.

Controle simultâneo da broca-do-café e do bicho-mineiro

Explicamos que a broca-do-café é uma das principais pragas desse cultivo, mas não podemos nos esquecer dos prejuízos que o bicho-mineiro traz. Ele ataca as folhas do cafeeiro, prejudicando a fotossíntese da planta, mas Plethora tem ação efetiva sobre essas duas espécies, facilitando o manejo delas simultaneamente.

Controle efetivo do complexo de lagartas

“Plethora vem para mudar totalmente o conceito de manejo de lagartas no Brasil”, afirma Pacheco. Sua formulação foi desenvolvida para realizar o controle de diversas espécies. Algumas já citamos, mas é válido destacar que esse inseticida atua contra:

  • lagarta-falsa-medideira;
  • lagarta-da-maçã;
  • lagarta Helicoverpa armigera;
  • lagarta-das-vagens;
  • lagarta-enroladeira;
  • lagarta-da-soja;
  • lagarta-do-girassol;
  • lagarta-do-cartucho.

Como você pôde ver, apresenta um amplo espectro para as pragas que ocorrem em diferentes culturas, trazendo, também, flexibilidade para o campo.

Manejo de resistência

Segundo Pacheco, “Plethora é uma combinação inovadora e exclusiva da ADAMA que chega em um momento em que a resistência começa a fazer parte do cenário de tecnologia Bt”. Isso porque é composto por dois ingredientes ativos: indoxacarbe e novaluron, que nunca antes foram combinados.

Rapidez na resposta da aplicação

“Plethora apresenta uma performance acima de seus concorrentes conhecidos como produtos do segmento premium”, explica o Gerente de Produtos. Ainda, como explicamos, sua ação se inicia poucas horas após a aplicação da calda, inibindo a ação e a alimentação das pragas.

Quais são os seus diferenciais no mercado?

Ao longo do artigo, citamos alguns diferenciais de Plethora. São eles:

  • dois princípios ativos com ações diferentes;
  • efeito de choque e residual;
  • manejo de pragas resistentes;
  • amplo espectro de controle;
  • ação simultânea sobre pragas diversas.

Além disso, Plethora é econômico. Pacheco explica que a recomendação é de aplicação de uma baixa dosagem por hectare. Inclusive, isso facilita o dia a dia no campo com o manuseio das embalagens. Outra vantagem é a facilidade de aplicação, por se tratar de uma fórmula que já vem pronta, o que otimiza as operações.

Também mencionamos outro diferencial muito atrativo que faz de Plethora a melhor opção do mercado: a relação entre custo e benefício. É um produto versátil para multiculturas, com baixa aplicação e que possibilita o manejo da resistência. Assim, essa formulação é a melhor escolha para quem deseja um inseticida completo e eficiente.

Os defensivos agrícolas são fundamentais para o produtor fazer o manejo das lavouras de algodão e café, garantindo toda a proteção necessária para uma boa produtividade e qualidade dos cultivos. Plethora é um grande aliado nesse sentido, pois agrega valor para a produção com toda a praticidade que o campo exige.

Plethora é um dos inseticidas que não pode faltar em sua propriedade. Entre em contato com a ADAMA e veja como incorporar essa tecnologia em seu dia a dia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.