O que é agricultura sustentável?

Nos últimos anos, a noção coletiva sobre sustentabilidade passou a ser mais difundida e aplicada em várias atividades, incluindo o agronegócio. Soma-se a isso, a necessidade de fazer um melhor uso dos recursos naturais disponíveis, promovendo a proteção do solo e do ecossistema. Assim, então, surge o conceito de agricultura sustentável.

Essa nova abordagem muda o foco dos sistemas produtivos e os redireciona para outras prioridades. Por exemplo, uma lavoura que é superprodutiva em grãos, mas que degrada o meio ambiente, não é sustentável. Provavelmente, além de prejudicar suas próprias condições, ela ainda danifica todo o ecossistema da região.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, fique de olho no conteúdo que preparamos para você. Boa leitura!

Agricultura sustentável

A agricultura sustentável é um modelo de produção que se preocupa com a continuidade do negócio nas suas mais variadas esferas. Isso significa que deve ser lucrativo e ter um bom desempenho nas safras, mas que, ao mesmo tempo, precisa garantir um bom manejo do solo, o uso racional da água e o respeito a todo o ecossistema.

Então, esse é um tipo de atividade realizada de forma equilibrada com o meio ambiente e justa, no que diz respeito às questões sociais. Por isso, algumas de suas características incluem:

  • a redução do uso irracional de produtos químicos;
  • a mitigação de técnicas que poluem o solo, a água ou o ar;
  • a utilização de métodos integrados para o controle de pragas e doenças
  • a criação de sistemas de captação e uso da água da chuva;
  • a proteção das áreas de florestas e matas;
  • o respeito às leis de proteção aos trabalhadores do campo.

Qual é a sua importância dentro do ESG?

As mudanças climáticas na agricultura são um dos motivos que levam os produtores a buscarem alternativas mais sustentáveis para as suas atividades. Além disso, a sociedade como um todo está buscando apoiar negócios que tenham uma boa sustentabilidade no campo.

Um efeito disso foi o desenvolvimento do ESG, uma sigla que integra questões ambientais, sociais e de governança na gestão de empresas e, agora, de propriedades rurais. Ela é um compromisso assumido pelos produtores, mas que também gera vantagens importantes.

O agro surge como uma variável imprescindível nesse cenário, especialmente em função do seu impacto no que diz respeito à escassez de recursos naturais, às condições de trabalho e segurança de seus funcionários, além de diversos outros fatores referentes ao setor. Ao cuidar desses aspectos, a propriedade começa a trilhar um novo caminho no que diz respeito à diferenciação de mercado.

Por isso, o ESG é particularmente importante para aqueles produtores que querem a atenção de investidores, capazes de injetar recursos e fazer o agronegócio crescer. Diante disso, os próprios consumidores vêm se tornando cada vez mais exigentes em relação ao assunto.

Quais são as práticas sustentáveis que podem ser aplicadas na agricultura?

Diversas boas práticas agrícolas podem ser incorporadas com a finalidade de promover uma atividade mais sustentável. Fique de olho em algumas delas.

Rotação de culturas

A rotação de culturas é o revezamento da produção em uma determinada área. Em outras palavras, significa dizer que são produzidas diferentes espécies e tipos de alimentos em uma mesma área. O objetivo é melhorar a fertilidade do solo, ampliar a diversidade biológica, otimizar a drenagem do solo e controlar diversas pragas e doenças, que se multiplicam em algumas culturas, mas não se desenvolvem em outras.

Para tanto, é importante fazer um planejamento eficiente do sistema de rotação, observando:

  • a topografia do local;
  • as condições do solo;
  • a especificidade da mão de obra;
  • os fatores climáticos;
  • a disponibilidade de equipamentos e maquinários;
  • o interesse do mercado consumidor;
  • as características das plantas.

Fontes de energia sustentáveis

A energia também é um recurso muito importante na atividade agrícola. No entanto, na maioria dos casos, ela vem de fontes de energia não-renováveis e, por isso, custam caro para o bolso do produtor e para o planeta. A boa notícia é que existem soluções possíveis.

No ambiente em que estão inseridas as atividades agrícolas, o produtor conta com abundância de recursos como a luz solar, o vento e até mesmo a força das águas, sendo essas boas alternativas para alimentar a propriedade. A instalação de painéis solares é um exemplo de como é possível usar uma energia limpa e ainda reduzir os custos ao mesmo tempo.

Uso de adubos orgânicos

A compostagem é uma técnica interessante de devolução ao solo daquilo que foi retirado dele. Ela se dá por meio de um processo biológico, que, no final das contas, pode ser usado como um potente adubo.

Além disso, existe a prática da adubação verde, diretamente associada à semeadura daquelas plantas que produzem muita massa vegetal. Suas características fisiológicas e morfológicas trazem benefícios ao solo, fornecendo nutrientes e fixando o nitrogênio na terra.

Quais são os principais benefícios da agricultura sustentável?

Como resultado desses esforços, em pouco tempo é possível perceber as vantagens do cuidado com o meio ambiente. Conheça os principais benefícios da agricultura sustentável.

Redução do desperdício

O desperdício é, normalmente, decorrente da falta de conhecimento sobre os processos. Portanto, quando falamos de uma agricultura sustentável, estamos falando também da otimização do uso de insumos. Isso vale para a água, para os defensivos agrícolas e até para o esforço humano aplicado nas atividades.

A tecnologia, por exemplo, pode gerar melhor entendimento sobre as condições da lavoura, do clima, o comportamento da planta e do solo e, assim, aumentar a precisão na aplicação de produtos e reduzir desperdícios.

Menor impacto ambiental

Toda atividade humana gera algum tipo de impacto no meio ambiente. A agricultura sustentável busca minimizar esses efeitos e ainda proporcionar vantagens para o meio em que está inserida. Então, além de preservar os cursos de rios, as florestas e tentar não contaminar o solo, ainda são adotadas medidas que buscam reverter os prejuízos do negócio.

Isso inclui iniciativas como reflorestamento, inclusão social na hora de contratar funcionários, utilização do espaço da fazenda para produzir energia limpa para a região e assim sucessivamente.

Como você viu, a agricultura sustentável é perfeitamente possível, ainda mais com o advento da tecnologia. Com as diversas ferramentas de inteligência artificial é possível estar sempre de olho no que pode ser otimizado dentro do sistema produtivo, reduzindo desperdícios e aproveitando melhor os recursos.

Se você gostou de saber mais sobre agricultura sustentável, não deixe de nos seguir no Facebook e YouTube. Lá você vai encontrar vários outros conteúdos interessantes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Ao clicar "receber conteúdo", você concorda em receber informações sobre produtos e serviços ADAMA Brasil S/A. Você pode descadastrar-se a qualquer momento. Por Favor, leia nossa Política de Privacidade


Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.