Cultura da batata: tudo o que você precisa saber

Um dos alimentos mais consumidos do planeta, o cultivo da batata também representa uma importante fonte de renda.

No entanto, os desafios para entregar um produto de qualidade são muitos — é preciso entender como funciona o seu desenvolvimento e quais as melhores estratégias para obter uma alta produtividade.

Diante da sua importância no cenário agrícola, abordaremos neste post algumas dicas valiosas sobre como cultivar uma lavoura de batata de sucesso. Confira com a leitura completa do artigo!

Características da cultura da batata

A primeira característica típica da cultura da batata está na sua morfologia: é uma planta herbácea que apresenta sistema radicular fibroso superficial, isto é, com um enraizamento pouco profundo — entre 40 cm e 50 cm.

Isso diminui a capacidade da planta de explorar os nutrientes e umidade do solo, que se desenvolvem melhor em solos férteis e sem camadas de obstrução.

A batata tem um ciclo fenológico que pode ser dividido em 5 fases:

  • emergência;
  • crescimento vegetativo;
  • tuberização;
  • enchimento do tubérculo;
  • senescência.

Conhecer os eventos relevantes em cada uma dessas etapas permite ao produtor entender as exigências de desenvolvimento e orientar o manejo da cultura da maneira mais eficiente.

A fase de emergência é o período que engloba o plantio do tubérculo-semente até o desenvolvimento das hastes, tem uma duração média de 10 dias.

No crescimento vegetativo, ocorre o crescimento das hastes e folhas, bem como das raízes. É uma fase que se estende por até 30 dias, e é aqui que a planta inicia o processo de fotossíntese.

Na sequência, temos a tuberização, que acontece de 2 a 4 semanas após a emergência das plântulas. É uma fase bastante crítica para ocorrência de doenças, pois há a formação dos tubérculos nesse período.

Como o próprio nome sugere, a quarta fase é marcada pelo enchimento dos tubérculos, que se tornam catalisadores de carboidratos e nutrientes inorgânicos, e a folhagem atinge seu desenvolvimento máximo.

Por fim, na senescência há uma redução gradual da atividade fotossintética e do crescimento dos tubérculos. A planta atinge o seu ponto de maturação em até 130 dias, e o ponto para início da colheita é duas semanas após a morte da planta.

Com relação às cultivares, existe um vasto leque de variedades de batatas que o produtor pode explorar. Elas são divididas entre cultivares de consumo de mesa e cultivares que se destinam ao processamento industrial. Logo, mais importante para uma escolha acertada é conhecer as características da variedade que você pretende plantar.

O que observar para implementar essa cultura?

A batata é uma das culturas mais populares e de grande importância socioeconômica no mundo. Porém, isso não significa que seja fácil a conquista de bons resultados. Veja o que é preciso saber antes de cultivar uma lavoura de batata.

Clima

Podemos dizer que a cultura da batata é bastante sensível em relação às condições climáticas, que podem interferir tanto na qualidade dos tubérculos como na sua produtividade. Além disso, a planta requer períodos mais longos de incidência de luz solar e temperaturas mais amenas durante o seu desenvolvimento. 

O ideal para cultivares de ciclos curtos são as regiões com temperaturas entre 15 °C e 20 °C, o que facilita o processo de fotossíntese. Assim, à medida que as temperaturas se elevam, a capacidade de fotossíntese diminui e também favorece a maior incidência de problemas no metabolismo e desenvolvimento da planta.

Em dias mais longos, a planta absorve uma maior quantidade de energia e, naturalmente, obtém o melhor desenvolvimento vegetativo. Do contrário, a lavoura também pode sofrer prejuízos como: supressão do florescimento, estolões curtos, tuberização e maturação precoce.

Época de plantio

No Brasil, o cultivo de batatas é feito ao longo de todo o ano, com algumas variações de produtividade de acordo com as regiões e meses do ano em que são plantadas. 

Por exemplo, sua principal safra ocorre no “período das águas” — plantio entre o fim de julho à fevereiro, e colheita de outubro até final de junho. Isso vale para as principais áreas da região Sudeste, onde os índices pluviométricos são altos nesse período, e não há necessidade de irrigação, como nas regiões de Minas Gerais, Chapada Diamantina, no Alto Paranaíba e no Planalto Central.

O cultivo “da seca”, por sua vez, tem início no final de janeiro, prolongando-se até o final de março. Neste caso, é preciso investir na irrigação suplementar, para compensar os períodos de estiagem. E a colheita acontece entre o final dos meses de maio e julho. 

Para regiões onde o inverno é mais rigoroso, o cultivo “da seca” também requer cuidados especiais para controlar temperaturas muito baixas e garantir melhores resultados. Nos meses de março a julho, é realizado o plantio “de inverno” e a colheita acontece de maio a outubro. 

Nas regiões consideradas pouco propícias para o cultivo da batata, o ideal para garantir produtividade e qualidade satisfatórias é fugir das condições extremas de climas, e apostar no plantio durante o inverno seco e o uso adequado da irrigação.

Escolha da área

Como mencionado, a batata é um tipo de cultivo muito sensível e que necessita de alguns cuidados específicos para que sua produção seja bem-sucedida. Dessa forma, tudo começa com a escolha da área em que será realizado o plantio.

Nas regiões com alto índice de umidade, ou locais em que foram cultivados solanáceas, por exemplo, a incidência de doenças é altíssima. Outro fator que pode ser bastante prejudicial são as áreas com muito declive, pois dificultam as operações e manejos que dependem do uso de máquinas.

Além disso, vale lembrar que os solos mais adequados para a cultura da batata são aqueles mais úmidos, com boa drenagem, aeração e ricos em matéria orgânica, tendo em vista que as raízes dessas plantas são pouco profundas. 

Embora a cultura da batata se adapte a todos tipos de solo, o ideal é investir em solos que oferecem pouca resistência ao desenvolvimento do tubérculo e bem drenados.

Preparação e adubação do solo

Em relação à preparação e adubação dos solos, é interessante trabalhar em solos pouco compactos, leves e com um bom teor em matéria orgânica. Ademais, essa cultura se desenvolve muito bem em solos ligeiramente ácidos com pH entre 5 e 6, e baixa salinidade.

Por isso, quando se tem um solo com pH fora desse intervalo, é necessário que seja corrigido antes da implantação e desenvolvimento inicial das plantas. O preparo adequado da área exige que o solo seja arado várias vezes, a fim de gerar as condições ideais e deixá-lo completamente livre de plantas daninhas.

O mais indicado é fazer duas arações: a primeira, meses antes do plantio, com a profundidade 30 cm, e a segunda às vésperas do plantio, para tornar mais fácil o sulcamento, ambas seguidas de uma gradagem. O preparo depende muito do tipo de colheita que será realizada. Porém, de um modo geral, são utilizados manejos como aração seguida de gradagem ou subsolagem.

No que diz respeito à adubação, as estratégias devem ser planejadas com base nas análises química e física do solo. Isto é, cada propriedade vai apresentar características próprias e exige um manejo personalizado.

Plantio

O plantio de batatas é feito em linhas, com um espaçamento que permita o tráfego das máquinas durante os tratos culturais. A distância entre as plantas varia de 30 a 40 cm na produção de batata para consumo, e de 20 a 25 cm para o cultivo de batata-semente.

Já a profundidade de plantio depende das condições do solo. Quando argilosos, os tubérculos-semente normalmente são posicionados de 3 a 5 cm abaixo da superfície do solo. Nos solos de textura média ou arenosa, essa profundidade pode chegar a 10 cm.

Quanto aos sulcos de plantio, de maneira geral eles são feitos com um espaçamento de 75 cm, tanto para batata-consumo quanto para batata-semente. Com relação à densidade de tubérculos-semente utilizada, costuma variar de 15 a 20 caules por metro quadrado.

Como fazer a implementação da cultura

Embora a implementação da cultura da batata seja adaptável a diferentes solos e condições climáticas, existem alguns requisitos básicos que o produtor deve garantir para o sucesso da sua produção. Confira, a seguir, os principais pontos desse cultivo.

Irrigação

Quando falamos em irrigação da cultura de batata, a palavra-chave é equilíbrio. Isso porque os períodos de estiagem, mesmo que pequenos, podem comprometer o desempenho da lavoura, assim como o excesso de água também traz prejuízos.

Basicamente, a irrigação além do necessário reduz a aeração do solo e lixivia nutrientes, favorecendo a incidência de várias doenças. E o déficit de água diminui a produtividade da lavoura.

Nesse cenário, a demanda de água deve ser calculada levando em consideração as condições climáticas da área, o tipo de cultivar e o sistema de cultivo utilizado. De modo geral, o volume de irrigação varia de 250 a 550 mm, sendo que, quanto mais longo o ciclo de produção ou mais seca for a região da sua lavoura, maior será a demanda de água.

Outro ponto que muitas vezes não recebe a devida atenção, é o fato de que o uso de práticas de manejo impróprias para a distribuição uniforme de água interfere diretamente nos resultados. Sistemas que deixam parte das plantas irrigadas em excesso e outras com déficits hídricos fatalmente trazem impactos negativos para a produção.

Controle de pragas e doenças

Independentemente das características climáticas da sua região, para que a lavoura de batatas não sofra com a incidência de doenças e pragas, o ideal é trabalhar com o manejo integrado, que é vantajoso não somente pelo ponto de vista econômico, mas também para o meio ambiente, já que utiliza práticas sustentáveis.

Nesse modelo, o intuito é reduzir o desperdício de produtos, além do controle preventivo de doenças e do monitoramento de pragas. Outro exemplo é a rotação de culturas. Não é recomendado plantar mais de duas safras seguidas de batata na mesma área. 

Em caso de surgimento dos primeiros sintomas de doenças ou vírus causadas por patógenos de solo, o ideal é arrancar as plantas infectadas e também as que estão localizadas próximo a elas, para evitar possíveis hospedeiros alternativos para pragas de cultivos anteriores. Aqui estão mais alguns exemplos de controle preventivo de doenças e pragas na cultura da batata:

  • plantio de batata-semente certificada;
  • evitar o plantio em áreas onde a foram cultivados hortifrutis na última safra;
  • preparar o solo com antecedência, a fim de expor os patógenos e pragas;
  • controle do pH, pois pH acima de 6 favorece a ocorrência de doenças;
  • adubar corretamente — a falta ou excesso de nutrientes favorece o desenvolvimento de doenças e deixa a planta vulnerável ao ataque de pragas;
  • respeitar o espaçamento correto para cada cultivar, pois a falta de arejamento favorece o surgimento e intensifica a severidade das doenças.

Colheita

O período de colheita da batata acontece entre três e quatro meses após o seu plantio. Lembrando que o processo deve ser iniciado a partir da secagem das ramas, seja naturalmente ou com a aplicação de insumos para essa finalidade, como herbicidas.

Normalmente, a tarefa de colheita é realizada de forma semimecanizada — uso de arrancadeiras para expor os tubérculos e catação manual. Mas também existem ferramentas para coleta mecânica, que são tracionadas por um trator.

No caso de áreas acidentadas ou de menor extensão, a etapa de colheita é toda realizada manualmente, com auxílio apenas de enxadas ou arado de aiveca para exposição dos tubérculos.

Como você pôde ver, a produção da cultura da batata é um tanto desafiadora e requer o apoio das estratégias certas para uma boa lucratividade. Nesse sentido, a incorporação de tecnologias e práticas inovadoras são essenciais para manter a competitividade do seu negócio.

Gostou do artigo? Agora que você já está por dentro dos principais detalhes da cultura da batata, aproveite para conferir como o sensoriamento remoto pode ajudar a otimizar resultados na agricultura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Ao clicar "receber conteúdo", você concorda em receber informações sobre produtos e serviços ADAMA Brasil S/A. Você pode descadastrar-se a qualquer momento. Por Favor, leia nossa Política de Privacidade


Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.