Entenda como acabar com pulgas dentro de casa!
Quem tem cão ou gato em casa já sabe que precisa controlar os parasitas a que esses animais estão expostos, aplicando produtos específicos para pets. Porém, quando essa simples ação parece não funcionar, incomodando tutores e moradores, há indício de uma grande infestação — e é preciso tomar atitudes mais efetivas para acabar com pulgas.
Tais práticas envolvem mais do que eliminar os parasitas dos pets, porque os ovos desses insetos caem no ambiente, o que exige ações coordenadas para extingui-los. Por oferecerem riscos à saúde dos animais e das pessoas, além do desconforto, conviver com pulgas dentro de casa está fora de cogitação, não é mesmo?
Como esses parasitas surgem e o que fazer para acabar com pulgas de uma vez por todas? Para tirar essas dúvidas, conversamos com Frederico Grigoletto, Médico Veterinário e Coordenador de Produtos na ADAMA. Aproveite!
Quais fatores atraem as pulgas para dentro de casa?
Geralmente, o problema começa quando os nossos pets saem para dar “uma voltinha” e entram em contato com ambientes ou outros animais infestados. Ao retornarem, trazem para dentro de casa pulgas adultas que vão se alimentar do seu sangue e se reproduzir, iniciando, dias depois, a eliminação de ovos e a contaminação do ambiente interno.
“Mas meu pet não sai de casa, como foi aparecer pulga por aqui?” A resposta a essa pergunta muito frequente pode estar em eventuais “visitantes” que, sem que a gente perceba, frequentam a nossa casa. Sabe aquele gato da vizinhança que costuma dar uma passadinha em casa? Sim, pode ser ele o vilão da história…
Frederico lembra que as pulgas são parasitas que preferem animais de sangue quente, ou seja, importunam outros mamíferos, como o rato e o ser humano. Isso quer dizer que qualquer mamífero que se expuser a um ambiente em que haja pulgas tem o potencial de carregá-las para dentro de casa — e isso inclui você.
Entre os fatores que contribuem para infestação de pulgas, podemos destacar:
- deixar de tratar os pets regularmente com produtos específicos para o controle de pulgas, principalmente aqueles que têm contato com outros animais;
- manter o ambiente em condições precárias de higiene e limpeza;
- não reparar falhas em pisos e revestimentos (rejuntes de tacos e assoalhos, rachaduras em pisos frios);
- não higienizar e trocar com frequência roupinhas, paninhos, caminhas sobre os quais os pets costumam repousar.
Quais riscos ter pulgas em casa oferece?
Para entender os riscos que a ocorrência de pulgas em casa oferece aos animais e às pessoas, precisamos compreender algumas características biológicas desses parasitas. As pulgas são insetos diminutos, que usam seu aparelho bucal para picar e sugar o sangue de animais, em sua maioria, homeotérmicos.
Enquanto estão se alimentando, as pulgas inoculam saliva no hospedeiro para que o sangue não coagule. Localmente, as picadas causam irritações cutâneas e coceira. Ao coçar-se, o hospedeiro pode provocar lesões na pele que podem ocasionar uma infecção secundária mais grave.
Frederico comenta que alguns animais são geneticamente predispostos a apresentar alergias. A dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) é a condição clínica mais importante do ponto de vista da medicina veterinária, já que os animais podem se machucar bastante no desespero para aliviar a coceira.
Esse quadro de inflamação severa na pele também acomete seres humanos, causando muito incômodo em quem é alérgico. Porém, “as pulgas têm um papel central na disseminação de outras doenças, como o tifo murino e a peste bubônica”, lembra o especialista. Nesses casos, as enfermidades são provocadas por bactérias que infectam os roedores.
Ao picar um rato contaminado, por exemplo, a pulga serve de vetor para que a bactéria infecte outros mamíferos. É importante lembrar que, embora haja espécies diferentes de pulgas, chamadas de “pulga do gato”, “pulga do cachorro”, “pulga do homem” e “pulga do rato”, elas não são exclusivas desses hospedeiros. Ou seja, todas podem parasitar todos esses animais.
Como acabar com pulgas dentro de casa?
Para acabar com pulgas dentro de casa de maneira eficaz, é preciso conhecer o ciclo de vida desses parasitas. Primeiro, guarde esta informação: nos animais encontramos apenas pulgas adultas, que estão ali para se alimentar de sangue e se reproduzir.
Após cerca de 2 dias se alimentando, a pulga já é capaz de pôr ovos. Cada fêmea produz em média 50 ovos por dia, que caem no ambiente à medida que os animais se movimentam.
No chão, os ovos eclodem e liberam as larvas, que por serem muito sensíveis procuram se esconder nas frestas do piso, nas bases de tapetes e carpetes e em demais locais onde possam ficar bem protegidas. Em até 14 dias após a eclosão, as larvas se protegem formando um casulo ao seu redor, feito com sua própria saliva e poeira do ambiente.
As pupas podem ficar por longos períodos escondidas no ambiente aguardando condições adequadas (geralmente a presença de um hospedeiro) para se transformarem em pulgas jovens, que prontamente sobem para infestar o animal iniciando um novo ciclo.
As pulgas adultas que você enxerga no seu pet representam somente 5% da população total presente no local, explica o especialista. Assim, se numa inspeção você encontrar 20 pulgas no corpo do seu animal, pode ter certeza que na sua residência pode existir cerca de 400 formas imaturas (ovos, larvas e pupas) escondidas nos locais já mencionados. “E se nada for feito, esta população vai se desenvolver e em pouco tempo a situação vai fica caótica”, alerta Frederico.
Então, o plano para acabar com pulgas de forma efetiva e segura, leve em consideração uma dupla abordagem: intervenções no ambiente e tratamento de todos os animais que habitam o local. Caso contrário, “leva-se muito mais tempo para controlar a situação”, afirma Frederico.
Dessa forma, o especialista recomenda:
- aplicar periodicamente produtos antipulgas em todos os animais;
- manter o ambiente limpo, preferencialmente utilizando um aspirador de pó para remover ovos, larvas e pupas;
- higienizar caminhas e cobertas dos animais de estimação;
- se necessário fazer o controle químico, contratando uma empresa especializada em controle de pragas.
Quais produtos podem ser usados nesse sentido?
As medidas acima preconizadas já conferem um excelente resultado, porém, caso a infestação esteja muito alta e o proprietário desejar um alívio mais rápido, será necessário o uso de produtos químicos para acelerar o processo. Conforme já explicado, no ambiente temos o predomínio das formas imaturas (ovos, larvas e pupas), sobre as quais os inseticidas com ação adulticida (indicados para eliminar pulgas adultas) não têm boa efetividade.
Contudo, a ADAMA desenvolveu um produto que age sobre as formas imaturas e impede o seu desenvolvimento em adultos reprodutivamente viáveis, o Tekko®Pro, um inseticida da classe dos Reguladores de Crescimento dos Insetos (IGR).
Frederico explica que os ingredientes de Tekko®Pro agem especificamente na população que está presente em maior quantidade (95%) num determinado ambiente, assim, a perspectiva é de atingir um controle mais precoce com o uso o produto.
“Além disso, os inseticidas adulticidas tradicionais têm ação neurotóxica no organismo dos insetos e, embora seguros se utilizados com técnica apropriada, podem provocar reações adversas no homem e nos animais, explica o médico-veterinário da ADAMA. “Se você promove uma ação imediata para atacar a maior parte da população desses insetos (que, como disse, está no chão), você tem uma resposta muito mais rápida do tratamento planejado”, comenta Frederico.
Como você viu, acabar com pulgas é um trabalho que exige meticulosidade, já que as formas imaturas desses parasitas são diminutas e numerosas. Os planos de ação devem ter uma abordagem ampla de tratamento para os animais e o ambiente, e o uso de produtos inovadores reduz o tempo dos esforços e é mais eficaz.
Cabe lembrar que, como o Tekko®Pro é de uso profissional, em caso de infestação, é bom procurar alguém capacitado para acabar com o problema.
Nosso artigo foi informativo para você? Gostaria de tirar mais dúvidas a respeito dos nossos produtos? Então, entre em contato conosco, para que possamos ajudar!