Como a formulação exclusiva de Almada® controla as principais doenças da soja?

A soja é uma das principais culturas agrícolas do mundo e está sujeita a várias doenças que podem afetar sua produtividade.

Algumas destas principais doenças incluem a ferrugem-asiática, a mancha-alvo, a antracnose, oídio e o crestamento-foliar. Se não controladas, elas podem causar danos e prejuízos econômicos.

Almada® é um fungicida que tem uma formulação exclusiva para controle dessas doenças da soja e tem eficiência diferenciada no mercado.

Almada®

Almada® é um fungicida desenvolvido pela ADAMA para auxiliar os produtores de soja no controle das principais doenças da cultura. Com formulação exclusiva, tem em sua composição três diferentes ativos que atuam em sítios de ação diversos.

Com modos de ação sistêmico e de contato, Almada® atua de maneira complementar, o que significa que seus ativos agem em locais diferentes do metabolismo dos fungos. Além disso, Almada® age na respiração e na biossíntese de esterol das membranas dos fungos.

Os ativos de Almada® pertencem ao grupos químicos:

1. Carboxamida: o fluxapiroxade atua na germinação de esporos e no desenvolvimento e penetração dos tubos germinativos, interrompendo seu metabolismo e crescimento. Apresenta atividade protetora e curativa, podendo prevenir o estabelecimento de infecções fúngicas nas plantas e também reduzir o avanço da doença em plantas já infectadas.

2. Triazol: o protioconazol atua inibindo a biossíntese do ergosterol, um componente essencial para a integridade da membrana dos fungos, resultando na interrupção do crescimento e desenvolvimento desses organismos. Quando moléculas do protioconazol se ligam diretamente à uma enzima esterol ocorre um bloqueio da rota. Em consequência, há um aumento de esteróis nos organismos fúngicos que acabam morrendo devido à alta toxicidade desse acúmulo.

3. Alquilenobis: a ação de proteção do mancozebe é por meio do contato, formando uma barreira na superfície do tecido foliar em que é pulverizado. Dessa forma, ocorre uma proteção contra a germinação de fungos. O ativo interfere no funcionamento geral das células fúngicas que tentam se aderir ao tecido foliar.

Almada® traz como diferencial uma exclusiva formulação T.O.V. (Tecnologia, Operação simplificada e Valor agregado para o produtor), desenvolvida pela ADAMA e validada por Israel. Essa é a formulação mais moderna já existente no mercado e onde tem selo T.O.V., tem:

  • formulação líquida, que facilita a operação do produtor e evita entupimentos dos bicos de pulverização;
  • melhor adesividade do produto na folha;
  • maior potencial de molhamento e maior deposição dos ativos na folha;
  • menor risco de incompatibilidade na calda de pulverização;
  • menor formação de espuma;
  • calda de aplicação mais homogênea;
  • maior afinidade com a camada cerosa da folha e aproveitamento máximo dos ativos da solução.

Além disso, a combinação multissítio proporciona uma estratégia antirresistência que contribui ainda mais para a proteção das culturas contra as principais doenças.

Quais doenças Almada® controla?

Almada® é referência no controle das principais doenças da soja:

Ferrugem-asiática-da-soja (Phakopsora pachyrhizi)

É uma das doenças mais preocupantes para os produtores de soja. Ela se espalha rapidamente e pode causar danos significativos às folhas, reduzindo a capacidade da planta de realizar a fotossíntese e, consequentemente, diminuindo a produção de grãos. Os sintomas começam com pequenas manchas de cor marrom-alaranjada nas folhas da planta, que evoluem para pústulas de cor amarelo-alaranjada.

Oídio (Microsphaera diffusa)

O oídio se desenvolve em condições de alta umidade e temperaturas amenas. Os sintomas na soja incluem o aparecimento de uma cobertura branca e pulverulenta nas folhas, caules e vagens da planta. Essa cobertura é facilmente dispersa pelo vento e pode infectar outras partes da planta e até mesmo plantas vizinhas. À medida que a doença progride, as folhas podem apresentar deformações, enrolamento e, em casos graves, queda precoce.

Mancha-alvo (Corynespora cassiicola)

É uma doença foliar especialmente preocupante em regiões com clima quente e úmido. Os sintomas aparecem como lesões circulares de cor marrom-claro a acinzentado, com um centro necrótico e uma borda marrom-escura. Essas lesões podem ter um tamanho variável, normalmente entre 1 e 5 centímetros de diâmetro, e podem se fundir, causando necrose extensa nas folhas. As lesões podem aparecer tanto nas folhas como nos pecíolos, caules e vagens.

Crestamento-foliar (Cercospora kikuchii)

Essa doença é comum em regiões com clima quente e úmido, e pode causar danos significativos nas folhas, hastes e vagens da planta. Os sintomas incluem manchas foliares de formato irregular, inicialmente de cor marrom-claro, que com o tempo se tornam necróticas e adquirem uma coloração púrpura escura. Podem se expandir e se fundir, causando desfolha precoce. Nas vagens, podem ocorrer manchas escuras e enrugadas, afetando a qualidade dos grãos.

Antracnose (Colletotrichum truncatum)

A antracnose afeta diferentes partes da planta, como  folhas, hastes, vagens e sementes. Os sintomas variam de acordo com a parte da planta afetada. Nas folhas, podem ocorrer manchas pequenas, irregulares e de cor marrom-avermelhada, que se expandem e se fundem à medida que a doença progride. Nas hastes, podem ocorrer lesões alongadas e deprimidas, com coloração marrom-escura. Nas vagens, as lesões podem ser de cor marrom ou preta, causando necrose e enrugamento. Nas sementes, podem ocorrer manchas escuras e enrugadas, reduzindo a qualidade do produto.

Quer saber mais sobre Almada® e todo o nosso portfólio de fungicidas? Acesse adama.com e conheça nossas soluções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Ao clicar "receber conteúdo", você concorda em receber informações sobre produtos e serviços ADAMA Brasil S/A. Você pode descadastrar-se a qualquer momento. Por Favor, leia nossa Política de Privacidade


Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.