Big Data na agricultura: veja como ele está revolucionando o setor

A tecnologia vem revolucionando o mercado. No campo, a ferramenta também tem feito sucesso, atribuindo mais inteligência às decisões e processos produtivos, seja nas grandes lavouras ou em pequenas propriedades. Por isso, hoje, queremos convidar você a conhecer mais sobre o Big Data na agricultura.

Ficou interessado em saber mais? Aproveite o conteúdo e tenha uma ótima leitura!

Como o Big Data está revolucionando a agricultura?

O Big Data trata um conjunto de dados disponíveis sobre a lavoura, os quais precisam ser analisados e transformados em informações relevantes para os processos de tomada de decisão estratégica. Mas o que isso significa na prática?

Utilizando essa tecnologia, o agricultor obtém muito mais conhecimento sobre o que realmente acontece em sua propriedade, desde variáveis de gestão, até questões como o clima na agricultura. Em vez de acompanhar a previsão meteorológica para a sua região, por exemplo, é possível conferir o que esperar especificamente para a sua lavoura.

Mas esse é só um dos exemplos de aplicação. Na verdade, com a interpretação correta desses inputs, o produtor consegue tomar melhores decisões referentes aos processos de semeadura, irrigação, colheita, aplicação de defensivos agrícolas e assim por diante.

O cruzamento dos dados sobre diferentes aspectos da propriedade também contribuem para a realização de ajustes nas doses de fertilizantes e adubação, para a análise precisa do solo, para a correção de deficiências de nutrientes, para a previsão de precipitações e assim por diante.

Quais são os principais desafios do campo?

As atividades no campo são marcadas por diversos desafios, entre os quais estão os que você verá a seguir, então, fique de olho!

Competitividade

Manter a competitividade pode ser particularmente difícil no campo, especialmente quando comparamos as condições de grandes propriedades em detrimento daqueles pequenos produtores. Os recursos não são os mesmos, assim como a produtividade.

Pensando nisso, é importante adotar práticas modernas que visem alcançar todo o potencial produtivo da terra, com o máximo de lucratividade possível. É claro que, para isso, é preciso investir em bons softwares e em uma gestão baseada em dados.

Terras agrícolas

As terras agrícolas vêm sofrendo impactos ambientais sérios que precisam ser considerados. Esse pode ser comumente um problema enfrentado pelos produtores, que acabam tendo que lidar com lavouras inférteis e em péssimas condições de plantio.

Como preparar o solo de toda essa área ao final de cada safra é trabalhoso e onera o processo, o ideal é realizar um trabalho preventivo. Nesse sentido, o Big Data na agricultura pode ter uma contribuição importante, especialmente na redução do uso de insumos em excesso e na mitigação dos riscos ambientais.

Logística

A logística é outro fator que pode desafiar o produtor rural. Isso porque, além de todos os aspectos com os quais ele precisa se preocupar para plantar, desenvolver a cultura e colher, ainda existe a questão do escoamento da produção.

Assim como os insumos precisam chegar à propriedade antes mesmo do plantio, também é importante ter uma gestão logística para armazenar provisoriamente a colheita e, após, escoar os grãos para o destino. Isso facilitará a negociação com compradores de outros locais, expandindo o mercado.

Demanda

A demanda pela produção de alimentos vem crescendo ao longo dos últimos anos e a tendência é de que ela continue aumentando. Para dar conta de suprir tudo isso, é preciso que o produtor adote técnicas que potencializem sua produção.

Em outras palavras, ele precisa tirar o melhor proveito possível dos grãos, evitando desperdícios e problemas como atraso no plantio e lucrando com a atividade. Assim, qualificar internamente as atividades é primordial.

Como o Big Data está auxiliando?

O Big Data acaba sendo um grande diferencial para a agricultura. Isso porque ele ajuda a superar os principais desafios no campo e ainda gerar condições de competitividade, mesmo para os pequenos agricultores. Isso é conquistado por meio de:

  • redução de desperdícios;
  • contenção de custos com decisões mais acertadas;
  • otimização dos investimentos em maquinários;
  • aumento da produtividade e consequente lucratividade;
  • adoção de ações mais sustentáveis.

Com base em tudo isso, podemos dizer que o Big Data na agricultura é fundamental para uma gestão mais sólida e confiável. Desse modo, as decisões se tornam cada vez menos intuitivas e mais baseadas na realidade atualizada sobre os negócios rurais.

Onde ele é utilizado?

No agronegócio, o Big Data contribui para a adoção de uma agricultura de precisão. Além disso, os dados gerados por essa tecnologia são empregados na automatização de tarefas, na geração de informações relevantes, na identificação da demanda de insumos e assim por diante.

Com tudo isso em mãos, o produtor pode usar os relatórios para decidir quando aplicar produtos específicos, que quantidade usar e como evitar a contaminação por agrotóxicos, por exemplo. Além disso, a telemetria também é um recurso que pode ser usado na avaliação de performance, velocidade e desgaste do maquinário, indicando o momento exato de realizar manutenções.

Isso tudo é feito por meio do uso de uma série de softwares, sensores, drones e assim por diante. Na verdade, novas ferramentas são lançadas diariamente com a finalidade de aumentar a eficácia desse serviço. Assim, o produtor pode aproveitar as melhores oportunidades e momentos para agir.

Se você gostou deste conteúdo sobre o Big Data na agricultura, chegou a hora de expandir seus conhecimentos. Confira o post Inteligência artificial na agricultura: saiba quais são as principais funcionalidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Ao clicar "receber conteúdo", você concorda em receber informações sobre produtos e serviços ADAMA Brasil S/A. Você pode descadastrar-se a qualquer momento. Por Favor, leia nossa Política de Privacidade


Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.